top of page
Foto do escritorAna Paula Moscoso

As sete mortes de uma sereia - Lis Villas Boas



"Os peixes têm o mesmo odor para o nariz humano, mas alguns cheiram a lendas para um gato dos sete mares. Aromas de tempos ancestrais, quando cruzar os oceanos era tanto honra quanto sacrifício, um ato de necessidade e fé."

Quando um soldado fugitivo e ferido é acolhido por uma velha bruxa, ela se admira pela permanência daquele homem jovem e forte em sua vida já marcada pelo tempo. O que a bruxa tinha a oferecer eram seus cuidados e eles já não eram mais necessários, mas mesmo assim ele fica. Encantada e esperando pelo melhor, a mulher usa dos seus últimos suspiros para entrelaçar o destino dos dois.


Seis vidas se passaram e na villa de Madre Luzia os moradores são agraciados pela visita dos sete mares. Exigentes, os gatos aceitam apenas o melhor e os pescadores se lançam ao mar em busca da oferenda mais digna da atenção dos felinos. Dentre eles, Juan se destaca pela sua determinação.


Em As sete mortes de uma sereia, fantasia lançada pela autora Lis Villas Boas, o leitor acompanha a decadência de um destino imposto. Por seis vidas, aquelas duas almas se reencontraram, mas o que começou como uma história de amor vai lentamente se transformando em uma prisão. Entretanto, uma delas ainda está disposta a manter aquele laço e a visita dos sete mares é o momento perfeito para fazer um pedido.


Com uma prosa poética que os leitores já conhecem de Marea Infinitus, a autora conta essa história intercalando o presente com vidas passadas. Apesar de poder parecer um tanto confusa no início, a narrativa é envolvente e o desenrolar não decepciona.


É impressionante que, em tão poucos capítulos, a autora tenha conseguido aprofundar dois personagens ao ponto do leitor ter a sensação de que os conhece. A mudança dos sentimentos que eles nutrem um pelo o outro é gradativa e sutil. Incerta. Enquanto a vontade de fugir daquele destino começa como uma dúvida pequena para um dos dois, a disposição do outro em continuar por esse caminho parece não se abalar.


Os sete mares, representados pelos gatos que aguardam a chegada dos pescadores, foram desenvolvidos de tal maneira que é impossível para o leitor não se maravilhar - e se espantar - com as reações e as atitudes dos Sete.


Com um desfecho tão doce quanto uma boa promessa, a nova obra de Lis Villas Boas é sensível, romântica, trágica e complexa, reafirmando o enorme talento da autora em deixar seus leitores sem palavras e ansiosos pela sua próxima criação.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page